Aline Freire

NUTRICIONISTA

1. Como devo me alimentar na quimioterapia?

A alimentação deverá ser variada e equilibrada. Se sentir algum efeito colateral à quimioterapia deverá procurar orientação com o seu oncologista e nutricionista.

2. O açúcar causa câncer?

O açúcar não causa câncer. O problema de consumir excessivamente bebidas açucaradas e doces não é indicado porque esses alimentos são muito calóricos podendo levar a um ganho de peso. E a obesidade é causa de câncer.

3. Que tipos de alimentos eu tenho que evitar para ter uma boa saúde?

Evite “alimentos” ultraprocessados. Os alimentos ultraprocessados são ricos em açúcares e gorduras; possuem alto teor de sódio; são ricos em gordura saturada, gordura hidrogenada e gorduras trans; são pobres em fibras, vitaminas e minerais e possuem muitos aditivos como, aromatizantes, corantes, espessantes, conservantes, acidulantes dentre outros. Os tipos de alimentos ultraprocessados são: salsichas, calabresas, presuntos, bolachas, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados, iogurtes, massas para bolos, salgadinhos de pacote e vários outros produtos industrializados.

4. Com o câncer de mama minha dieta terá que mudar?

Não necessariamente. A não ser que você não tenha bons hábitos alimentares. Temos que fazer sempre boas escolhas alimentares optando por um maior consumo de frutas e verduras, alimentos integrais e naturais.

5. O que posso fazer para baixar meu risco de ter um câncer?

Evite o consumo de bebidas alcoólicas; pratique atividade física regularmente; mantenha um peso adequado; faça uma alimentação variada e equilibrada. Se estas medidas forem postas em prática estima-se que cerca de 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados.

REDES SOCIAIS
CONTATO

Fixo: (86)3221-8944
Celular: (86)99451-8447

NOSSA SEDE

R. São Pedro, 3113, Frei Serafim
CEP: 64001-260, Teresina - PI