6. Quando é recomendada a retirada dos gânglios linfáticos?

Atualmente, no câncer inicial, só precisamos retirar um ou poucos linfonodos, pelas técnicas de pesquisa de linfonodos sentinela. Somente na disseminação metastática mais importante em linfonodos axilares é que precisamos remover uma quantidade maior deles (Linfadenectomia Axilar).

Dr. Lívio Portela

MASTOLOGISTA

1. Quando devo procurar um mastologista?

O médico mastologista é o profissional habilitado em diagnosticar e tratar as doenças das glândulas mamárias. Então, a mulher deve procurá-lo sempre que estiver com algum sintoma (dor, desconforto, palpação de nodulações, saída de secreção, ferimento de pele) ou que algum exame de rotina mostrou alguma anormalidade, mesmo que ela não esteja sentindo nada.

2. Quais são os exames mais precisos para detectar um câncer de mama?

O exame físico feito pelo mastologista, à mamografia e a ultrassonografia mamária. A ressonância nuclear magnética pode ajudar em alguns casos selecionados. E o exame que confirma o câncer é a biópsia.

3. Quais são os sintomas mais comuns de câncer de mama?

No câncer inicial, ainda pequeno, dificilmente a mulher vai sentir algo. No câncer mais avançado, ela pode sentir uma nodulação endurecida, saída de secreção pelo mamilo, retração da pele e/ou mamilo, ferimento de pele e nodulação em axila.

4. Qual é a relação da reposição hormonal com o aumento do risco de câncer de mama?

Alguns trabalhos científicos realizados no inicio dos anos 2000 evidenciaram que a reposição hormonal poderia elevar a incidência de câncer de mama (elevação do risco relativo), principalmente com utilização prolongada e mais ainda com um tipo de medicação (estrogênios conjugados).

5. No tratamento do câncer de mama quais são os tipos de cirurgia?

Temos a mastectomia (retirada de toda a glândula mamária) e as cirurgias conservadoras (retirada de uma parte da mama englobando o tumor). Nas modernas técnicas de Cirurgia oncoplástica, a mastectomia consegue preservar o máximo de pele, inclusive mamilo e aréola, e realiza-se reconstrução mamária imediata com próteses de silicone associada ou não de retalhos da própria paciente. Além de que as cirurgias conservadoras são feitas com rotação de retalhos de forma que o resultado final seja esteticamente satisfatório, além da simetrização da mama oposta.

REDES SOCIAIS
CONTATO

Fixo: (86)3221-8944
Celular: (86)99451-8447

NOSSA SEDE

R. São Pedro, 3113, Frei Serafim
CEP: 64001-260, Teresina - PI