4. Piercing no mamilo pode ser um risco para um câncer de mama?

Não. No momento, não há trabalhos científicos demonstrando associação de risco entre uso de piercing e câncer de mama. Entretanto, usuárias de piercing têm maiores chances de desenvolver abscessos mamários. Para câncer de mama, os fatores de risco conhecidos que podemos modificar são: dieta rica em açúcar, sedentarismo, ingestão de álcool e obesidade.

DR. RICARDO KEYSON

MASTOLOGISTA

1. Por que está aumentando a incidência de novos casos de câncer de mama?

O câncer de mama é o câncer mais frequente na mulher, excetuando o câncer de pele não melanoma. A mulher, em geral, tem um risco a cerca de 12% de ter um diagnostico de câncer de mama, durante toda a sua vida. Nos últimos anos, vemos com mais frequência casos de diagnóstico de câncer de mama em pessoas próximas a nós. Esse maior número de diagnóstico está relacionado ao maior acesso a consultas, exames diagnósticos e à informação. Mas ressaltamos que as técnicas de tratamento mudaram também para melhor e a chance de cura em estágios precoces é extremamente alta.

2. A mamograFIa é um exame perfeitamente eficaz na descoberta de um câncer de mama?

Hoje, o rastreio de câncer de mama se baseia em história clínica, exame clínico e de imagens da paciente. A mamografia, hoje, comparada a outros métodos diagnósticos, ainda é o melhor método de rastreio de câncer de mama e está indicada a partir dos 40 anos.

3. fiz um teste genético e descobri que tenho mutações genéticas com alto risco de desenvolver um câncer de mama. o que devo fazer par evitar esse risco?

O câncer de mama hereditário corresponde a cerca de 10% de todos os cânceres mamários, mas apenas 1% desse total tem uma mutação conhecida. Então, os testes genéticos devem ser indicados em casos específicos de pacientes de risco como: pacientes com histórico familiar de câncer de mama em mais de um parente próximo, em pacientes com diagnóstico de câncer de mama em idades precoces, parentes de primeiro grau de portadores de mutação com associação positiva para câncer de mama e homens com câncer de mama (Sim, homens podem desenvolver câncer de mama). A presença de uma mutação que se associe a alto risco de câncer de mama implica a necessidade de exames clínico, físico e de imagem de modo sistemático com fim de permitir o diagnóstico precoce, caso ocorra o câncer. Ainda, alguns procedimentos cirúrgicos são indicados por diminuírem, mas não extinguirem, o risco de câncer de mama nestas pacientes, como a mastectomia redutora de risco que em casos selecionados, modificam o risco de 90% para 10%.

REDES SOCIAIS
CONTATO

Fixo: (86)3221-8944
Celular: (86)99451-8447

NOSSA SEDE

R. São Pedro, 3113, Frei Serafim
CEP: 64001-260, Teresina - PI