5. Depois do tratamento de um câncer de mama não consigo retornar ao trabalho. Não me sinto segura, tenho alguns esquecimentos, não consigo fazer muitas coisas ao mesmo tempo e me sinto um pouco deprimida. Como faço para resolver isso?

Após o tratamento, o retorno ao trabalho deve ser gradual e acordado com o médico. Você enfrentou uma série de mudanças no seu estilo de vida e como o próprio tratamento exigiu de você adaptações, voltar às atividades que foram interrompidas também requer cuidado e atenção. Para algumas mulheres, retomar o trabalho pode até favorecer uma melhora emocional, mas isso depende que cada pessoa. Se você está com dificuldade nesse aspecto, o ideal é procurar ajuda psicológica. O psicólogo é o profissional capacitado para auxiliar nesse processo de retomada das atividades antes interrompidas.

LAÍS ARILO

PSICÓLOGA CLÍNICA E HOSPITALAR

1. Desde que comecei o tratamento de um câncer de mama só me relaciono com pessoas que estão em situação parecida com a minha. Parece que vivo em um mundo paralelo, que só quem me entende é quem está lutando contra um câncer. E assim me sinto afastada de meus amigos antigos e familiares. O que posso fazer para melhorar meu relacionamento com essas outras pessoas?

O Câncer é uma doença repleta de estigmas e muitas vezes o próprio paciente encara o adoecimento como um momento de esquiva da vida social e das relações afetivas, sejam elas familiares ou amorosas. O medo de que as pessoas ao seu redor não entendem o que está passando, tende a favorecer esse afastamento. O ideal é que pacientes com câncer enfrentam o adoecimento como um momento que requer adaptações. Dessa forma, cabe ao paciente escolher quem quer ter por perto durante o período de tratamento, pois o apoio social e familiar pode favorecer um melhor enfrentamento da doença. Um psicólogo pode ajudá-la a traçar estratégias de adaptação, bem como poderá favorecer a compreensão das dificuldades que favorecem esse afastamento.

2. Estou casada há uns 5 anos e há pouco tempo estou em um tratamento de um câncer de mama. Eu e meu marido tínhamos um sonho de ter filhos. Agora tenho medo de não poder realizar e isso me entristece muito. Como faço para lidar melhor com isso?

O medo costuma acompanhar a mulher com câncer de mama durante todo o tratamento. As dúvidas e incertezas relacionadas à doença podem ser sanadas com informação. A informação é uma aliada no tratamento de qualquer doença. Falar abertamente com seu médico pode ajudar a esclarecer questionamentos como esse e aliviar sua ansiedade. Após o tratamento do câncer de mama a mulher pode engravidar, mas é importante que tome decisões conscientes e de acordo com as orientações do médico que a acompanha.

3. Durante o tratamento do câncer de mama meu corpo mudou. Perdi minha mama direita, emagreci muito, meus cabelos caíram, não gosto de me olhar no espelho e tudo isso prejudicou minha relação com meu marido. O que devo fazer para reverter essa situação?

Dentre os aspectos psicológicos envolvidos no adoecimento por câncer de mama destacam-se as mudanças na autoimagem. Tais mudanças tendem a trazer significativo sofrimento psíquico para a paciente com câncer. Buscar apoio psicológico é indispensável durante todo o tratamento, pois através do suporte de um profissional a mulher poderá desenvolver estratégias de enfrentamento e adaptação às mudanças na imagem, bem como potencializar sua autoestima.

4. Sempre fui uma mulher ansiosa, mas depois que tive câncer de mama não paro de pensar como será o futuro dos meus filhos, se estarei presente. Essa ansiedade vai atrapalhar o meu tratamento?

Sintomas ansiosos costumam acompanhar as mulheres desde o período do diagnóstico, bem como durante todo o tratamento. As incertezas do processo de adoecimento favorecem o surgimento de tais sintomas. Porém, a psicoterapia pode favorecer a diminuição da ansiedade e consequentemente proporcionar bem estar e estratégias positivas que auxiliam no enfrentamento da doença.

REDES SOCIAIS
CONTATO

Fixo: (86)3221-8944
Celular: (86)99451-8447

NOSSA SEDE

R. São Pedro, 3113, Frei Serafim
CEP: 64001-260, Teresina - PI