4. O linfedema pode ser reversível?

A fisioterapia pode tratar e controlar o linfedema, impedindo a sua evolução, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida ao paciente. Sendo de grande importância a drenagem linfática manual como uma das formas de prevenção.

neyde oliveira

FISIOTERAPEUTA

1. A fisioterapia pode aliviar a sensação de formigamento e de dormência em minhas mãos que comecei a sentir depois de umas sessões de quimioterapia?

Essa dormência e formigamento que você relata, refere-se à neuropatia periférica, ela é induzida pela quimioterapia. A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento de pacientes pós-mastectomia, procurando sempre atender as necessidades e limitações específicas de cada paciente prevenindo assim possíveis sequelas. Posso citar dentre os tratamentos fisioterapêuticos para neuropatia periférica: A massagem, acupuntura, técnicas de dessensibilização tátil e sensorial, eletroestimulação nervosa, dentre outros. Esses sintomas relatados por você podem durar meses ou anos para desaparecer.

2. Na cirurgia para retirada do tumor na mama fiquei sem o mamilo. Devo fazer a tatuagem na mama operada só quando acabar as sessões de quimioterapia e radioterapia? Qual é a melhor época?

Essa técnica é chamada de micropigmentação, pois o pigmento é introduzido na epiderme que é a camada mais superficial da pele, já na tatuagem o pigmento é depositado na camada subsequente chamada derme. A micropigmentação tem duração média de 2 anos, o resultado é bem natural. A vantagem é que não se trata de um procedimento cirúrgico, além de possibilitar a recomposição da anatomia, e por consequência a recuperação da autoestima e feminilidade melhorando assim a qualidade de vida das pacientes mastectomizadas. A micropigmentação deve ser realizada apenas quando o tratamento da doença estiver finalizado, a melhor época para realização da técnica será decidida pelo seu médico.

3. Existe alguma coisa para evitar o linfedema ou diminuir a seu crescimento?

A fisioterapia trabalha na prevenção e tratamento do linfedema. Dentre as terapias indicadas está o tratamento físico complexo (TFC), que incluem: A drenagem linfática, bandagens elásticas, exercícios miolinfocinéticos, uso de braçadeiras elásticas. Na preventiva trabalhamos com orientações para as pacientes, como cuidados com a pele, em conjunto como evitar: Dormir em cima do braço, aferir pressão arterial no braço homolateral à cirurgia, vestimentas apertadas, retirada de cutículas, exercício físico em excesso, sol e calor.

REDES SOCIAIS
CONTATO

Fixo: (86)3221-8944
Celular: (86)99451-8447

NOSSA SEDE

R. São Pedro, 3113, Frei Serafim
CEP: 64001-260, Teresina - PI