EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

A Fundação

QUEM SOMOS?

A Fundação Maria Carvalho Santos é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, educação em saúde, práticas de advocacy e adaptação social das mulheres com câncer de mama doando próteses, perucas, medicamentos, etc. Reúne voluntários para promover suas ações e, na medida que dispõe de recursos, realiza seus 51 projetos voltados para a problemática do câncer de mama. Todas as pessoas com câncer de mama são atendidas gratuitamente na sua sede. Há também uma farmácia solidária mantida pela instituição.

Em 22 anos de atuação já atendeu mais de 200 mil mulheres. Todos os anos, realiza o Movimento Outubro Rosa e tem cadeira como vice-presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas pela Saúde da Mama – FEMAMA.

HISTÓRIA

Foi organizada em 1998, na cidade de Teresina, Piauí, reúne diretoria, voluntários e profissionais para, em conjunto, promover suas atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças, em especial o câncer de mama. A entidade faz doação de perucas, lenços, máscaras, próteses mamárias externas, cestas básicas, livros, medicamentos, publicações e outros produtos necessários à recuperação de pessoas com câncer de mama. A Fundação possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educador físico que atendem gratuitamente as pacientes carentes com câncer de mama.

TEMPO DE ATUAÇÃO

Há mais de 20 anos, desde 22 de outubro de 1998 em que foi organizada por um grupo de amigos sensibilizados com a situação do câncer de mama no estado. A entidade promove gratuitamente consultas e exames para a detecção precoce em câncer de mama e apoio psicológico e jurídico aos pacientes e familiares.

OBJETIVO

Promover a prevenção e o diagnóstico precoce em câncer de mama através de ações e projetos que causem impacto no controle do câncer, estímulo a prática de advocacy e também apoio à paciente e a sua família e a promoção da saúde.

LEMA

“Se você tem câncer de mama, nós ajudamos você, mas se você não tem, ajude a gente”!

ÁREA DE ATUAÇÃO

A entidade trabalha nos temas relevantes tanto da saúde quanto da educação que causam impacto no câncer de mama.

MISSÃO

  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • PROMOÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA
  • ADAPTAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM CÂNCER
  • PROMOÇÃO DO ADVOCACY
  • EMPODERAMENTO NA CAUSA DO CÂNCER2

PRÊMIOS RECEBIDOS

Prêmios recebidos pela Fundação Maria Carvalho Santos

1º Prêmio de Oncologia Novartis-Saúde Brasil
Certificado Concurso Nacional para Profissionais da Area Médica e de Saúde sobre Trabalhos Cientificos e Projetos Sociais em Oncologia.

Na Palma da Mama – Fundação Maria Carvalho Santos
Luiz Ayrton Santos Junior. Em 28 de abril de 2004.

PRÊMIO DR.PINOTTI-HOSPITAL AMIGO DA MULHER
A Câmara dos Deputados concede à entidade Fundação Maria Carvalho Santos este diploma de menção honrosa como reconhecimento aos trabalhos e/ou ações dessa entidade filantrópica que mereceram destaque pela promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. Em 29 de maio de 2012.

Mérito Maçônico Raul Serrano
O Ven. Mest da ARLS “Raul Serrano” n° 1616, outorga o presente Titulo à insigne Fundação Maria Carvalho Santos pelos relevantes serviços prestados à sociedade, de acordo com o Regimento que regulamenta a concessão de Medalhas desta Aug e Resp: Loja.
Or: de Teresina-Pi, 15 de dezembro de 2012

Medalha do Merito Renascença
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Fundação Maria Carvalho Santos. Em 19 de outubro de 2016

Menção honrosa no Congresso Nordestino de Clínica Médica e Cirurgia -CONECC-
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sociedade. Em 28 de agosto de 2017

Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva.
Um reconhecimento público por seus relevantes serviços prestados ao estado do Piauí. Em 16 de agosto de 2019.

PARA ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES, FALE COM A NOSSA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Telefone: (86)99403-8224

PARCEIROS:

R. São Pedro, 3113, Ilhotas
CEP: 64001-560, Teresina – PI – Fones: (86) 3221-8944 | (86)99403-8224